Vinho com Churrasco? Como Harmonizar feito um Mestre

Vinho com churrasco realmente combinam?

Tradicionalmente nos acostumamos a aproveitar um bom churrasco acompanhado pela cerveja. O que poucos sabem, é que o vinho também é uma excelente opção para harmonização com as carnes.

Mas, como escolher o vinho certo para cada tipo de carne? Se você está curioso e quer aprender a harmonizá-los com churrasco, este guia com certeza vai te ensinar a fazer as escolhas certas de maneira simples e fácil.

Vou te mostrar algumas dicas práticas de como harmonizar diferentes tipos de vinho com churrasco, acompanhamentos e até os molhos típicos de churrasco. Depois de ler esse artigo e colocar as dicas em prática, nos conte como foi surpreender seus convidados!

A Base da Harmonização: Vinho com Churrasco

O primeiro passo que você precisa saber para harmonizar vinho com churrasco é entender que cada tipo de carne tem uma constituição e, por isso, pede um perfil de vinho específico.

Mas, o que uma carne pode ter de diferente de outra?

De forma geral, a quantidade de gordura, o tipo de tempero e o método de preparo influenciam na escolha do vinho.

Vinho Tinto: A Escolha Clássica para Carnes Vermelhas

Para peças de clássicas como picanha, costela, maminha e outros cortes gordurosos,  o vinho tinto será a escolha ideal. Os vinhos tintos mais encorpados têm taninos (compostos do vinho que dão a sensação de secura na boca) que são essenciais para essa harmonização. Os taninos, ajudam a “limpar” a gordura da carne, equilibrando o sabor e, além disso, os taninos realçam o sabor defumado do churrasco, criando uma combinação harmoniosa.

Vamos explorar algumas ideias:

1. Malbec

O Malbec argentino é uma excelente escolha para churrasco. Esse vinho tem taninos presentes, mas também é suave e frutado, o que ajuda a equilibrar a gordura das carnes sem sobrepor o sabor.

Sugestões de carnes:

  • Picanha
  • Costela  
  • Maminha
  • Cupim

2. Cabernet Sauvignon

O Cabernet Sauvignon é um vinho tinto mais encorpado, com taninos ainda mais firmes e notas de frutas. Alguns casos também surgem notas de especiarias e baunilha devido ao envelhecimento em barricas de carvalho, o que combina muito bem com carnes defumadas.

Sugestões de carnes:

  • Costela bovina
  • Chourizo
  • Fraldinha,
  • T-bone
  • Bife Ancho

3. Syrah/Shiraz

A Syrah uma uva tinta que produz uma bebida com corpo médio a encorpado, com sabor bastante frutado e com notas de especiarias. Essa combinação de sabores intensos é excelente para churrascos mais temperados ou para cortes de carne que foram marinados.

Sugestões de carnes:

  • Linguiça toscana/cuiabana
  • Frango ao molho de mostada
  • Costela Suína.

Vinhos Brancos: Uma Surpresa Leve para Carnes Brancas

Embora os vinhos tintos sejam mais recomendado para o churrasco tradicional, os vinhos brancos também tem seu espaço quando harmonizados com carnes brancas ou alguns acompanhamentos.

Ao servir frango ou cortes de porco mais leves, um vinho branco pode ser uma escolha interessante.

1. Chardonnay

O Chardonnay, especialmente os que passam por barricas de carvalho, têm uma textura mais encorpada e cremosa, o que harmoniza muito bem com carnes brancas e acompanhamentos mais ricos, como queijos e molhos cremosos.

Sugestões de carnes:

  • Frango grelhado
  • Costela suína
  • Peixes mais gordurosos.

2. Sauvignon Blanc

O Sauvignon Blanc é um vinho branco leve, cítrico e com alta acidez. Essas características o torna ideal para equilibrar acompanhamentos mais ácidos, como vinagretes, ou carnes mais leves, como o frango.

Sugestões de carnes:

  • Frango Assado
  • Carne Suína Magra
  • Saladas
  • Legumes grelhados.

Vinhos Rosés: Leveza e Versatilidade

O vinho rosé sempre será uma escolha versátil para diversas ocasiões, especialmente quando você vai utilizar vários cortes de carne e acompanhamentos. O rosé combina a leveza do vinho branco com um toque frutado do vinho tinto, tornando-se uma excelente opção para dias quentes e churrascos ao ar livre.

1. Rosé Seco

O rosé seco tem acidez e frescor que combinam bem com carnes magras, frutos do mar e até mesmo carnes vermelhas grelhadas. Ele não sobrecarrega o paladar e ajuda a equilibrar o sabor defumado das carnes.

Sugestões de carnes:

  • Frango Grelhado
  • Linguiça de Frango
  • Frutos do Mar
  • Carnes bovinas magras, como alcatra.

Espumantes: A Opção que Surpreende

Os espumantes acabam esquecidos quando a opção de evento é um churrasco, mas eles podem funcionar.

A acidez elevada e as borbulhas dos espumantes ajudam a limpar o paladar, tornando cada mordida tão deliciosa quanto a primeira, por isso podem se tornar bons acompanhamentos também para as carnes mais gordurosas.

1. Espumante Brut

Os espumantes brut têm alta acidez e pouquíssimo açúcar residual, ou seja, uma ótima opção para acompanhar carnes mais gordurosas e pesadas. Todavia, trazem ao mesmo tempo mais leveza e frescor ao churrasco.

Sugestões de carnes:

  • Costela
  • Linguiça toscana
  • Picanha
  • Maminha

Harmonizando Vinho com os Acompanhamentos do Churrasco

Você é do tipo que só come carne ou gosta também dos acompanhamentos?

Independente do seu gosto, os acompanhamentos costumam parte de um bom churrasco. Por exemplo: arroz, vinagrete, farofa e pão de alho podem influenciar a escolha do vinho.  Por isso, decidi  levar isso em consideração uma harmonização completa.

Vinagrete

O vinagrete, com seu toque ácido e fresco, combina bem com vinhos que têm uma acidez mais forte. Escolha vinhos brancos como o Sauvignon Blanc ou espumantes brut.

Farofa

A farofa, se feita com manteiga ou ovo, pode ser harmonizada com vinhos que tenham boa acidez e frescor, como o Chardonnay ou rosés.

Pão de Alho

O sabor amanteigado e o toque de alho do pão de alho pedem um vinho que também traga intensidade e sabor. Um Chardonnay amadeirado ou um espumante brut são opções interessantes.

Molhos e Temperos

Se o churrasco inclui molhos de ervas como chimichurri ou molhos de pimenta, é importante considerar a intensidade do tempero. Molhos mais ácidos e picantes combinam bem com os brancos de alta acidez, como Sauvignon Blanc, ou vinhos tintos leves, como Pinot Noir.

Dicas Finais para Harmonizar Vinho com Churrasco

Agora que você já conhece algumas ideias práticas de como harmonizar vinhos com churrasco, vou te dar aqui algumas recomendações pessoais:

Prefira Vinhos de intensidade Média ou Encorpado.

Como comentei no começo do artigo, o churrascos têm sabores intensos e os vinhos mais leves podem não resistir a potência da carne. Portanto, vinhos de corpo médio ou encorpados são sempre uma boa escolha.

Preste Atenção à Gordura da Carne.

Carnes gordurosas pedem vinhos com taninos mais presentes, só harmonize com vinhos brancos e rosés quando trabalhar com carnes mais leves.

Dê uma chance ao Espumante.

Apesar de inusitada, escolher um espumante pode funcionar muito bem em um churrasco. Ele traz frescor e leveza, além de combinar com diversos tipos de carne

Sirva os Vinhos na Temperatura Certa.

Tente controlar a temperatura dos vinhos utilizando uma adega ou um termômetro na geladeira. Sirva os vinhos tintos entre 15°C e 18°C, os brancos e rosés a 8°C e 12°C.

Quando for explorar as harmonizações com o espumante, garanta que ele esteja bem gelado, entre 6°C e 8°C.

Conclusão

Percebeu como harmonizar vinho com churrasco é mais simples do que parece?

Com essas dicas, você poderá escolher o vinho certo para cada tipo de carne e acompanhamento, proporcionando momentos ainda mais especiais. Se você nunca pensou em harmonizar vinho com churrasco, experimente na próxima vez que acender a grelha e veja como essa combinação pode surpreender.

Agora é só escolher seus vinhos, preparar as carnes e desfrutar do melhor que essa harmonização tem a oferecer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *